5 - Produtos e serviços

Nesse tópico do Plano de Negócio devem ser explicitados os produtos e serviços da empresa, com argumentos que justifiquem sua capacidade de fornecê-los e a forma como isso será feito. É preciso apresentar, também, as características da equipe de produção e ressaltar os aspectos nos quais os produtos/serviços diferem dos da concorrência. Deve ser dito, ainda, onde são obtidos os suprimentos e o porquê da escolha dos fornecedores.


Devem ser expostas as características únicas do negócio e o que ele tem de especial para oferecer aos clientes.


Normalmente, os produtos possuem um ciclo de vida, passando por quatro etapas clássicas de desenvolvimento: introdução (nascimento), crescimento, maturação e declínio. Deve ser especificado em qual estágio do ciclo de vida encontram-se os produtos da empresa. Dependendo do estágio em que se encontram, as estratégias de marketing a serem utilizadas poderão variar.

É importante, também, apresentar a estratégia de desenvolvimento de produto, ou seja, especificar as maneiras que a empresa utiliza para determinar os produtos futuros em função de desempenho dos atuais e, assim, projetar novas maneiras de desenvolvê-los, produzi-los e distribuí-los aos clientes. É interessante que se faça uma boa análise da situação atual da carteira de produtos da empresa, bem como de suas perspectivas no mercado em que estão inseridos.

A empresa que desenvolve produtos com teor tecnológico, tanto no processo de produção, como no produto em si, deve sempre procurar dominar o máximo da tecnologia possível. Se a empresa é detentora da tecnologia, isso deve ser enfatizado no plano de negócios como um diferencial competitivo em relação à concorrência.


Atenção:
se o produto é novo e único no mercado e a empresa detém a tecnologia, uma boa saída, antes de partir para a comercialização, é requerer o depósito de patente desse produto.



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