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Nesse tópico
do Plano de Negócio devem ser explicitados os produtos e serviços
da empresa, com argumentos que justifiquem sua capacidade de fornecê-los
e a forma como isso será feito. É preciso apresentar, também,
as características da equipe de produção e ressaltar
os aspectos nos quais os produtos/serviços diferem dos da concorrência.
Deve ser dito, ainda, onde são obtidos os suprimentos e o porquê
da escolha dos fornecedores.
Devem ser expostas as características únicas do
negócio e o que ele tem de especial para oferecer aos clientes.
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Normalmente,
os produtos possuem um ciclo de vida, passando por
quatro etapas clássicas de desenvolvimento: introdução
(nascimento), crescimento, maturação e declínio.
Deve ser especificado em qual estágio do ciclo de vida encontram-se
os produtos da empresa. Dependendo do estágio em que se encontram,
as estratégias de marketing a serem utilizadas poderão
variar.
É importante, também, apresentar a estratégia
de desenvolvimento de produto, ou seja, especificar as maneiras
que a empresa utiliza para determinar os produtos futuros em função
de desempenho dos atuais e, assim, projetar novas maneiras de desenvolvê-los,
produzi-los e distribuí-los aos clientes. É interessante
que se faça uma boa análise da situação
atual da carteira de produtos da empresa, bem como de suas perspectivas
no mercado em que estão inseridos.
A empresa que desenvolve produtos com teor tecnológico, tanto
no processo de produção, como no produto em si, deve sempre
procurar dominar o máximo da tecnologia possível. Se a
empresa é detentora da tecnologia, isso deve
ser enfatizado no plano de negócios como um diferencial competitivo
em relação à concorrência.
Atenção: se o produto é novo e
único no mercado e a empresa detém a tecnologia,
uma boa saída, antes de partir para a comercialização,
é requerer o depósito de patente desse produto.
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