Em relação
ao tópico Mercado e Competidores, veja o que diz
Dornelas (2001):
Esse item
deve começar com a análise da indústria/setor,
feita com um breve histórico do mercado nos últimos anos
e a análise das tendências da indústria para os próximos
anos.
As
grandes empresas efetuam várias pesquisas com seus clientes em
potencial antes de decidir lançar um determinado produto. O ideal
é que as empresas de pequeno porte também realizem pesquisas
abrangentes a ponto de fornecer-lhes suporte para a estratégia
da empresa, mas é sabido que a limitação de recursos
financeiros impede ações mais amplas por parte do pequeno
empreendedor. Nesse caso, a criatividade mais uma vez deve ser colocada
em prática e o empreendedor deve trabalhar com os recursos disponíveis.
Pesquisas-piloto podem ser feitas pelo próprio empreendedor e seus
sócios, abordando diretamente clientes-alvo, fornecedores, amigos,
família etc., visando a descobrir entre outras coisas: |
Copyright
© 2003 AIEC.
|