Os objetivos e metas são o referencial do planejamento estratégico,
o que a empresa busca atingir, e devem ser escritos de forma que possam
ser medidos, comparados e avaliados. Os objetivos são os anseios
de ordem macro, aqueles que a empresa define de forma a cumprir sua
missão de negócio, em busca de sua visão.
Os objetivos indicam intenções gerais da empresa
e o caminho básico para chegar ao destino desejado. São
definidos com palavras e frases. Já as metas são
ações específicas mensuráveis que constituem
os passos para se atingir um objetivo. São definidas
com números e resultados a se obter. Um objetivo pode possuir
várias metas específicas que, em conjunto cumprem o
objetivo estipulado. Podem-se definir os objetivos de uma empresa
com frases como "tornar-se líder de mercado" ou "ser
a que oferece os menores preços", ou, ainda, "atingir
o ponto de equilíbrio em agosto de 2003" e "obter
o retorno sobre determinado investimento em 24 meses".
Os objetivos são resultados abrangentes com os quais a empresa
assume um compromisso definitivo. Devem ser ousados, levando a empresa
a um esforço acima do normal, buscando a superação.
Caso contrário, não terão significado e não
motivarão a equipe de funcionários.
Metas devem ser específicas, mensuráveis, atingíveis,
relevantes e temporais.
<<Fechar