Resumo

Todo empreendedor precisa ter em mente que as assessorias são tão necessárias ao seu negócio quanto as fontes de financiamento. Ele poderá e deverá recorrer a elas tanto na fase inicial de implantação da empresa quanto em fases posteriores ou em momentos críticos e de dificuldade.

As incubadoras de empresas assessoram o estágio inicial de empresas nascentes que se enquadram em determinadas áreas de negócios. Elas cumprem o papel de orientar a gestão do empreendimento e possibilitar serviços e suporte técnico compartilhados a um custo inferior ao de mercado. As incubadoras podem ser de caráter tecnológico, convencional ou mistas.

Existem, também as incubadoras de Internet que diferem das anteriores principalmente por serem voltadas exclusivamente para empresas ponto.com e por visarem lucro, atuando como capitalistas de risco.

O Sebrae é outra forma de assessoria atuando desde a fase inicial de implantação da empresa até etapas avançadas de gestão, capacitação, finanças etc..

Em relação aos aspectos jurídicos e contábeis do negócio, o empreendedor deve sempre recorrer a advogados e contabilistas.

Embora os empreendedores brasileiros não tenham o hábito de recorrer às universidades e institutos de pesquisa, essas instituições constituem uma boa possibilidade de se obter assessoria, principalmente em se tratando de empresas de base tecnológica.

Há, também, a Endeavor, entidade internacional sem fins lucrativos, que se dispõe a assessorar empresas selecionadas com um modelo de desenvolvimento que as conduza ao sucesso.

E, finalmente, há o sistema de franquias que, além de proporcionar assessoria na implantação e desenvolvimento de empresas, constitui, também, uma modalidade alternativa para a estruturação do próprio negócio.


Copyright © 2003 AIEC.