Todos os custos de propaganda serão rateados entre os participantes
da rede franqueada, o que faz diminuir o investimento em termos de
quantidade, bem como melhorar a sua qualidade. Nas campanhas de publicidade,
por exemplo, a rede pode contar com uma verba de propaganda maior,
visando a melhorar a qualidade de mídia e obter maior abrangência
geográfica dos meios de comunicação, permitindo,
assim, melhor visualização da marca e fortalecimento
da imagem a um custo bem menor do que uma campanha totalmente financiada
pelo negociante independente.
O fundo de publicidade arrecadado entre os participantes da rede para
financiar as despesas de propaganda e publicidade será investido
dentro de um plano de marketing global integrado, que beneficiará
toda a rede. Quanto maior a rede de distribuição, maior
será a sua visibilidade pelos consumidores de seus produtos
e/ou serviços.
Quanto às vantagens de preços obtidas por uma central
de compras da rede, são evidentes as economias de escala, não
só pela aquisição de lotes econômicos ideais,
bem como em relação à manutenção
de estoques reguladores, logística e distribuição
de produtos, administração de materiais e outros benefícios.
No investimento em ativo fixo, isto é, compra de máquinas,
equipamentos e construção da sua unidade, os franqueados
também poderão usufruir dos benefícios de redução
de preços por quantidade, pois o franqueador irá indicar
os melhores fornecedores de bens e serviços.
Suprimentos bem administrados podem gerar grandes lucros ao franqueador,
cujas vantagens de economia de escala são parcialmente repassados
à rede franqueada.
<<Fechar