Os sistemas de rastreamento referidos têm algo em comum: alguém configurou a maneira pela qual deveriam trabalhar sem depender constantemente da intervenção humana. Entretanto, muitas ferramentas e máquinas necessitam de pessoas para fornecerem feedback e orientarem os conjuntos. Como regra geral, os complexos humano/mecânicos são substituídos por máquinas totalmente automáticas quando o trabalho for simples, repetitivo e mecânico; máquina de baixo custo pode fazê-lo, tanto quanto o trabalho altamente difícil que um ser humano não possa realizá-lo com eficiência. Porém, há condicionantes que levam determinado país a estágio mais automatizado do que outro. Saiba porquê.

No sistema humano/mecânico o homem assume usualmente o lugar da unidade de controle. Por exemplo: é o ciclista, e não a bicicleta, que recebe a informação sobre os progressos do sistema "ciclista-bicicleta" e decide o que fazer em seguida. O mesmo princípio aplica-se a todos os veículos - carros, barcos, aviões, pranchas de surf etc. - bem como a outros sistemas que requerem coordenação.



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