Os feedbacks ocorrem quando uma mudança em uma parte de um sistema afeta o sistema como um todo o que, por sua vez, "retroalimenta" o sistema e afeta o componente que deu origem à mudança. Feedbacks negativos trabalham no sentido de eliminar, negar ou cancelar as mudanças.

Quando uma parte do sistema se desvia do objetivo o loop de feedback negativo busca trazê-lo de volta. Mas o que acontece se o loop de feedback fizer exatamente o inverso e, a cada mudança no sistema, "retroalimentar" o mesmo no sentido de causar mudanças ainda maiores?

Inicia-se um processo de mudança seguido por novas mudanças até que algo interrompa o ciclo. Esse processo é denominado de "feedback positivo" porque ele aumenta, amplifica ou causa alguma perturbação no sistema.

Quem de nós já não esteve em um espetáculo ou em uma palestra e ficamos incomodados ou até assustados com o terrível barulho de uma microfonia? A microfonia é causada por um loop de feedback positivo. Um microfone captura o som e o converte em um sinal elétrico.

O sinal é então multiplicado em intensidade pelo amplificador e emitido por meio de uma caixa acústica que dispersa o som pelo ambiente. Eventualmente, uma quantidade desse som pode retornar ao microfone, principalmente se ele estiver próximo da caixa acústica. Como este som que atingiu o microfone é mais forte que o som original, ele é convertido em um sinal elétrico de maior intensidade em direção ao amplificador.



Copyright © 2003 AIEC..