Em adição, quanto mais conhecimento adquirimos, mais fácil é criar novos conhecimentos. Se tentarmos construir um avião, muitos especialistas na sociedade sabem como fazer motores e combustível. Se desejarmos abrir um novo negócio, na biblioteca pública ou das faculdades será possível encontrar dúzias de livros que ensinam como fazer isso.

Além disso, por mais conhecimento que tenhamos adquirido, existe na sociedade cada vez mais pessoas que dedicam seu tempo à procura de novos conhecimentos. Para se ter uma idéia, 90% dos cientistas que já viveram continuam vivos e trabalhando até hoje! Em outras palavras, embora não possamos ver ou tocar o conhecimento ele continua a crescer por meio de um ciclo de retroalimentação positivo da mesma forma que os negócios e os coelhos crescem.

O único limite para esse ciclo de crescimento é que, podemos chegar a um ponto em que teremos acumulado tanta informação que será difícil encontrar a informação que desejamos. Felizmente, modernos computadores podem lidar com essa explosão de informações organizando o conhecimento gerado e recuperando-o muito mais rapidamente do nós mesmos faríamos procurando um livro em uma estante. Uma vez que os computadores são um produto da própria explosão do conhecimento, eles também contribuem de maneira assustadora para esse ciclo de retroalimentação positivo.



Copyright © 2003 AIEC..