Esquecemos de alguma coisa? Suponha que os coelhos se reproduzam tanto que formem uma superpopulação. É fato que uma superpopulação causa stress e que o stress estimula as glândulas produtoras de adrenalina. Se estas glândulas são continuamente estimuladas durante muito tempo, os coelhos podem morrer repentinamente, o que os biólogos chamam de "choque".

Quando eles estão em estágio acentuado de tensão, podem entrar em convulsão e morrer rapidamente, em função dos estímulos do ambiente - como um forte barulho ou mesmo o surgimento inesperado de um coelho do sexo oposto. De fato, eles morrem literalmente de medo ou de excitação.

Desse modo, se todos os demais ciclos negativos, incluindo comida, predadores e doenças, falharem, o último ciclo, causado pela superpopulação, irá atuar.

Este último ciclo de retroalimentação negativo é raramente encontrado na natureza porque os demais são bastante efetivos para controlar a população da maioria das espécies. Quando encontrados, entretanto, são espantosos. Os lemingues, pequenos roedores da Escandinávia, que marcham em direção ao mar e se jogam aos milhões dos penhascos em um suicídio coletivo, fenômeno que ocorre aproximadamente de 4 em 4 anos.



Copyright © 2003 AIEC..