O conhecimento também é gerenciado dessa forma: cientistas e pesquisadores competem por status e respeito tentando fazer novas descobertas e desenvolver novas teorias. Se um determinado cientista já ganhou notoriedade - talvez ganhando um prêmio Nobel - as pessoas tendem a aceitar o que ele diz, mesmo que errado, dando-lhe maior poder e prestígio.

Porém, cientistas também ganham prestígio ao descobrirem erros e contestando as teorias de outros cientistas. O resultado é que os esforços de cada cientista no sentido de ganhar prestígio funciona como um teste para o prestígio de outros cientistas. Nesse processo, as más teorias são abandonadas e as boas encorajadas.

Não podemos, contudo, ser ingênuos em relação à competição. Milhares de críticas podem ser feitas à competição, principalmente quando levada aos extremos. As corujas desejam, instintivamente, capturar todos os ratos de uma determinada região. Porém, se o fizerem, estarão com sérios problemas de alimentação, assim como outros predadores dos ratos.



Copyright © 2003 AIEC..