2 - O Crescimento Exponencial

O crescimento exponencial é decorrente de um ciclo de retroalimentação positivo. Alguns exemplos já vistos foram populações, juros, conhecimento, poder, etc. O chamado crescimento exponencial "puro" tem a propriedade de dobrar o tamanho do sistema em um período de tempo fixo. O tempo gasto para ir do tamanho 1 ao 2 é exatamente o mesmo gasto para ir do tamanho 1 milhão para 2 milhões. Essa propriedade é uma conseqüência direta do ciclo de retroalimentação positivo.

E o crescimento linear? Esse tipo de crescimento é, atualmente, cada vez mais raro. Ele requer que não exista um ciclo de retroalimentação entre o sistema e sua taxa de crescimento, que se mantém constante independentemente das mudanças e tamanho do sistema. Além disso, muitas coisas que aparentam ter um crescimento linear estão sendo analisadas em curtos períodos de tempo, de modo que é difícil observar sua aceleração.

Os gráficos a seguir mostram alguns exemplos de crescimento exponencial. As curvas que representam o crescimento desses sistemas nem sempre são perfeitas, devido às variações nas taxas de crescimento, nos ciclos de retroalimentação e outras perturbações do ambiente. O importante é notar o comportamento dominante no modelo.



Copyright © 2003 AIEC..