Os dois últimos gráficos mostram comportamento similares. O gráfico de produção desejada mostra que a oscilação se origina do ajuste no estoque e não das vendas. No gráfico do ajuste do estoque pode-se observar que o Estoque está causando a oscilação e não o estoque desejado.

É possível observar que as oscilações seguem um caminho partindo do Estoque mas que não passam pela variável vendas. Observe o diagrama para perceber o que está ocorrendo.

  • Clique no ícone Build Windows na  barra de ferramentas.

    Isso faz com que a janela do diagrama seja apresentada e as demais janelas fiquem em segundo plano.

Com os olhos, trace um loop de feedback por meio das oscilações: de Estoque para produção, de produção para Equipe de trabalho, de Equipe de trabalho para taxa de contratação, de taxa de contratação para equipe necessária, de equipe necessária para produção desejada, de produção desejada para ajuste do estoque e desta retornando para Estoque.

Observe a variável produção desejada. Note como as oscilações "viajam" por meio do loop até o Estoque, mas não por meio das vendas. A variável vendas é uma constante com uma função STEP. sales provoca mudanças em outras variáveis mas nenhuma causa mudanças em sales. As vendas não fazem parte de nenhum loop. A variável vendas transmite as súbitas alterações no nível de Estoque (por meio de um incremento nas vendas). A estrutura do sistema (ou seja, o feedback negativo) tenta então corrigir o Estoque e interrompe a oscilação a partir de um determinado instante. Isso é semelhante a uma cadeira de balanço que responde oscilando quando sofre um impulso em uma direção qualquer.

  • Execute o comando Windows>Close All Output


Copyright © 2003 AIEC..