Antes de detalhar cada uma das atividades, é importante contextualizar o processo de modelagem em relação às atividades das pessoas. A modelagem é um processo constante de retroalimentação e não uma seqüência linear de passos. Modelos são construídos sob intensa interatividade, questionamento contínuo, testes e refinamento.

A figura a seguir representa o processo de modelagem como um ciclo interativo. O objetivo inicial determina os limites e o escopo dos processos de modelagem, mas o que é aprendido durante o processo alimenta e altera nossa compreensão inicial do problema e, às vezes, os próprios objetivos.

Mas o mais importante de tudo é que a modelagem está inserida no no amplo ciclo de aprendizagem das organizações. Pilotos entram em um simulador de vôo e aprendem mais rapidamente, efetivamente e de modo seguro como operar uma aeronave e então utilizam essas habilidades no mundo real. A experiência que adquirem no mundo real retorna aos laboratórios e é utilizada para construir simuladores ainda melhores. O mesmo pode e deve acontecer com os gerentes nas organizações.



Copyright © 2003 AIEC..