Imagine um sistema de networking, por exemplo, tão importante em nossa carreira profissional. A quantidade de contatos profissionais (pessoas) é o nosso estoque, que cresce à medida que fazemos mais contatos. Só que realizar novos contatos exige um certo tempo, a que chamaremos de tempo médio para fazer novos contatos. Nesse caso, o fluxo de entrada é o resultado da divisão do estoque por essa constante de tempo.

fluxo de entrada = Estoque / constante de tempo
novos contatos = Quantidade de contatos atual / tempo médio para fazer novos contatos

Observe que a taxa de entrada e a constante de tempo não são coisas diferentes, são apenas conceitualmente diferentes na hora de aplicarmos a um sistema ou outro.

Para ilustrar esse tipo de comportamento dos sistemas, vamos trabalhar com o seguinte caso:

A base de clientes de uma empresa produtora de software, a Nirosoft, vem crescendo satisfatoriamente. Por meio da propaganda boca-a-boca, uma parcela dos clientes atuais encoraja outras pessoas a se tornarem clientes.

A base atual de clientes é de aproximadamente 10.000, que vem crescendo em torno de 10% ao mês (isso significa que 1 entre cada 10 clientes atuais da empresa convence uma outra pessoa a tornar-se cliente).


Copyright © 2003 AIEC..