Risco Operacional é a possibilidade do não retorno de um investimento em razão de problemas operacionais da instituição emitente do “papel” na qual os recursos foram investidos (ex.: falhas operacionais, humanas e de equipamentos).

Risco-país ou Soberano é a possibilidade de perdas em razão da situação econômica do país onde se realizou o investimento.

O Risco Sistêmico decorre de dificuldades financeiras de uma ou mais instituições, que provoquem danos substanciais a outras, ou uma ruptura na condução operacional de normalidade do sistema financeiro em geral. O novo Sistema de Pagamentos Brasileiro - SPB veio para minimizar este risco.

O Risco Legal é o risco de perdas pela falta de cumprimento das leis, normas e regulamentos.

Risco de Estrutura de Capitais - ainda que os demais fatores de risco estejam aparentemente satisfatórios, há necessidade de que as instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central mantenham determinado nível de recursos próprios (patrimônio líquido) em relação ao volume de recursos de terceiros, ou mesmo em relação ao seu ativo total. Assim, as autoridades monetárias passam a seguir o chamado Acordo de Basiléia.



Copyright © 2003 AIEC.