Certificado de Depósito Interbancário (CDI) - Os Certificados de Depósito Interbancário são os títulos de emissão das instituições financeiras que lastreiam as operações do mercado interbancário. Foram criados para garantir uma distribuição de recursos que atendesse ao fluxo demandado pelas instituições.

As características do CDI são idênticas às de um CDB, mas sua negociação é restrita ao mercado interbancário. Sua função é transferir recursos entre as instituições financeiras. As transações com CDI são fechadas por meio eletrônico e registradas nos computadores das instituições envolvidas e nos terminais da Central de Custódia e Liquidação de Títulos Privados (Cetip).

Os CDI podem ser negociados por um dia ou por prazos mais longos, opcionalmente 30 dias, sempre via Cetip. Não podem ser negociados em suas datas de vencimento nem podem ser liquidados antecipadamente. As taxas do CDI over, que representam o custo da troca de reservas interbancárias por um dia, estabelecem o parâmetro de taxas para outras operações de empréstimo de curtíssimo prazo, o chamado hot-money.



Copyright © 2003 AIEC.