Apesar do custo zero dos depósitos efetuados em conta corrente, a sua movimentação, desde a abertura, trazem custos operacionais que os bancos procuram repassar aos correntistas por meio de tarifas cobradas sobre eventos ocorridos ou serviços prestados. Essas tarifas vão desde a abertura da conta, sua manutenção, saques no caixa, saques com cartão, pagamentos de cheques e outros papéis, emissão de talonários, transferências de valores, atualização de cadastros, fornecimento de extratos e muitos outros serviços.

O valor das tarifas bancárias serve de diferencial entre os bancos na disputa por novos clientes. Há pouco tempo, os bancos instituíram os planos de serviços que prevêem uma tarifa básica mensal e um pacote de serviços ali inclusos. Clientes preferenciais, de boa rentabilidade e/ou que movimentam grandes somas têm descontos progressivos nessa tarifa.

O nível de informatização e a comodidade das transações para os clientes também são importantes argumentos dos bancos na conquista de clientes e na diminuição dos custos para ambos.



Copyright © 2003 AIEC.