Cobrança de Títulos - A cobrança de títulos é um importante serviço bancário onde a instituição assume do emitente do título (duplicata, notas promissórias ou outro similar) a responsabilidade pelo seu recebimento junto ao cedente. Para isso, os bancos contam com um serviço nacional de cobrança integrada pelo sistema de compensação. Esses títulos podem ser pagos em qualquer agência bancária, até o seu vencimento. Após isso, apenas pode ser pago em agências do banco emissor do bloquete de cobrança.

As vantagens desse serviço para os bancos decorrem do aumento dos depósitos a vista, aumento das receitas de tarifas, melhor relacionamento com o cliente e a não existência de risco de crédito na operação. Para o cliente, a facilidade de pagamento, a rapidez da liquidação do título e a garantia do processo de cobrança.

Ao longo dos anos, surgiram diversas modalidades de cobrança. Algumas delas são: a cobrança seriada, para pagamentos de parcelas; a cobrança de consórcios; a cobrança remunerada; casada; indexada; programada e outras.

Arrecadação de Tributos e Tarifas Públicas - São serviços prestados às instituições públicas mediante acordos e convênios específicos. Os bancos recebem tarifas e se beneficiam do float destas, de acordo com as condições combinadas. O Banco Central estabelece que os valores referentes aos tributos recolhidos sofrerão incidência do depósito compulsório da mesma forma que os depósitos à vista.

Além de vantagens similares à cobrança de títulos, a arrecadação de tributos e tarifas contribui para a fixação de domicílio bancário do cliente no banco onde efetua seus pagamentos, para a redução de custos para as instituições públicas e permitem ao contribuinte o financiamento e a remuneração dos recolhimentos.



Copyright © 2003 AIEC.