O resgate da letra de câmbio só pode ser exigido na data de seu vencimento. Antes disso, poderá ser negociada no mercado secundário. Para compreender melhor a letra de câmbio, analise o seguinte exemplo.
João da Silva foi às Casas Ceará comprar uma televisão de 29’, que custava R$ 1.000,00. Naquele momento, porém, não dispunha do dinheiro, pois somente receberia seu salário em 30 dias. A loja fez a seguinte proposta: pagamento em 30 dias e sem entrada. Feliz da vida, João da Silva realizou a sua compra e assinou uns papéis. Entretanto, ele não percebeu que se tratava de uma operação financeira com a empresa Triângulo S.A., em que as Casas Ceará (sacador) emitiram uma letra de câmbio, sendo o sacado o João da Silva e o beneficiário a financeira Triângulo. Em seguida, a Triângulo lançou esta letra no mercado financeiro para captar recursos. Tem-se, assim, o seguinte exemplo para a redação de uma letra de câmbio:
Além da Letra de Câmbio, há outros tipos de letras disponíveis no mercado, tais como as Letras Imobiliárias, emitidas pelas Sociedades de Crédito Imobiliário ou pelas carteiras imobiliárias dos bancos múltiplos, com prazo mínimo de 12 meses, e as Letras Hipotecárias emitidas por instituições financeiras autorizadas a conceder créditos hipotecários, com prazo mínimo de 180 dias. |
Copyright
© 2003 AIEC. |