Características - As taxas de câmbio são representativas das diferenças de valor entre as diversas moedas. A cotação reflete quantas unidades de moeda nacional são necessárias para se adquirir cada unidade de moeda estrangeira.

A cada momento, a taxa ou cotação cambial pode variar em função das políticas monetárias e cambiais do país. Essas taxas podem ser fixas, livremente flutuantes ou com flutuação controlada por meio de bandas cambiais, que definem um valor mínimo e máximo para as cotações de compra e venda.

Cotação de compra é quanto os bancos e corretoras pagam pelas moedas estrangeiras em suas compras e cotação de venda é o valor pelo qual esses agentes compram as moedas de seus clientes.

Invariavelmente, o valor de compra é menor que o de venda, pois os bancos e corretoras ganham essa diferença entre as cotações.

Elementos - Os agentes do mercado cambial são os seguintes:

• os bancos autorizados pelo Bacen a operar no mercado cambial. São bancos múltiplos com carteira comercial ou de investimento, os bancos comerciais e os de investimento;
• as corretoras e distribuidoras de valores mobiliários e de fundos de investimento e as corretoras de câmbio. São os intermediários nas operações de câmbio, atuam entre os bancos e os clientes.
• os produtores de divisas: os exportadores, os turistas estrangeiros, os credores de empréstimos e financiamentos e os que recebem transferências do exterior;
• os recebedores de divisas: os importadores, os devedores de empréstimos e financiamentos e os que fazem transferências para o exterior.


Copyright © 2003 AIEC.