A colocação de uma debênture em mercado pode ser:
Colocação Direta, quando é feita diretamente a um comprador ou grupo de compradores, geralmente instituições financeiras ou fundos de pensão. Não há mercado secundário para elas e suas taxas de juros são mais altas.
Oferta Pública, quando é oferecida livremente a qualquer comprador. Tem mercado secundário e, dependendo das alternativas dos outros títulos do mercado no momento de sua emissão, podem ser colocadas com desconto, abaixo do valor nominal, ou com prêmio, acima do valor nominal.

As debêntures são comercializadas por meio do Sistema Nacional de Debêntures, da Andima, que garante a liquidez e a segurança dos papéis, dentro do Cetip. Existe um tipo especial de debênture, chamada debênture perpétua, de prazo indeterminado, ou seja, sem data de vencimento, que só perde a validade quando uma assembléia de acionistas, por recomendação do conselho de administração, aprova o cancelamento da emissão e a liquidação dos títulos ainda em circulação.

As debêntures são conversíveis quando existe a possibilidade de troca dos papéis por outros ativos, normalmente, por ações na data de seu vencimento. Nesses casos, os acionistas têm prioridade de compra quando de seu lançamento. Existem também as debêntures com participação nos lucros, as DPL.



Copyright © 2003 AIEC.