Resumo

A debênture é um título de crédito de prazo médio e longo emitido, apenas, por sociedades anônimas de capital aberto.

O objetivo da empresa que emite as debêntures é o de obter recursos de médio e longo prazos, que tenham um custo de captação inferior às alternativas disponíveis dos empréstimos.

Os compradores das debêntures são credores que esperam receber juros periódicos durante o prazo de emissão do título e esperam receber o reembolso específico do principal, representado pelo valor nominal da debênture, na data do seu vencimento.

Recebíveis são títulos que representam um direito de crédito originário de uma venda a prazo de bens, serviços ou operações de crédito de qualquer tipo mas, não podendo ser livremente comercializáveis em mercado secundário, apenas podem ser recebidos, pelo seu valor de face ou demais condições neles expressos, em seu vencimento.

Como os recebíveis são normalmente de prazo mais curto do que as debêntures, a SPC vai poder administrar seu caixa, com folgas, antes do vencimento das debêntures.

Securitização são operações de transformação de ativos de curto e curtíssimo prazos em caixa. Recebíveis são títulos que representam um direito de crédito originário de uma venda a prazo de bens, serviços ou operações imobiliárias. O objetivo da operação de securitização de recebíveis é permitir a uma empresa obter os recursos sem comprometer o seu limite de crédito junto aos credores e sem prejudicar os índices de endividamento do seu balanço.

Diferentes tipos de itens podem servir de lastro em uma securitização de recebíveis, a saber: Contratos de locação/venda de imóveis; Pedágio de rodovias; Venda a crédito; Contas de luz, água, telefone, desde que administradas e geradas por empresa privada; Faturas de cartão de crédito; Exportações; Mensalidades escolares; Mensalidades de planos de saúde; Carteira de crédito de instituição financeira; e Certificados de Recebíveis Imobiliários - CRI.

Operações de underwriting caracterizam-se pela colocação ou distribuição de títulos mobiliários (ações, debêntures ou outros) de terceiros para investimento ou revenda no mercado de capitais.

Corporate Finance é o nome dado a um conjunto de operações e ações cada vez mais freqüentes que geralmente envolvem grandes somas financeiras e a participação de bancos de investimento e investidores altamente capitalizados. São movimentos de fusões, cisões, aquisições e incorporações de empresas, com a intermediação de bancos e a assessoria de consultorias especializadas, podendo ocorrer com nacionais ou do exterior.



Copyright © 2003 AIEC.