Bônus e Eurobônus

São títulos de empresas nacionais lançados no exterior para captação de recursos. Os eurobônus e euronotes, como o próprio nome já indica, referem-se aos títulos lançados no mercado europeu. São lançados por bancos sindicalizados (um banco lidera e distribui aos demais), podendo ter taxas de juros fixas ou flutuantes. São fixas quando se utiliza o mesmo percentual para todo o prazo do empréstimo e flutuantes quando são repactuadas periodicamente, segundo critérios definidos na emissão.

A remuneração desses bônus é definida com base nas taxas de juros pagas por um treasury bond, que são os bônus emitidos pelo tesouro americano, de vencimento comparável. Normalmente, costumam oferecer remuneração maior como um prêmio pelo risco, variando de acordo com o prazo da operação e com o risco da empresa emitente.

Os eurobônus têm basicamente as mesmas características dos demais bônus e são o principal instrumento brasileiro de captação no exterior. O prefixo “euro” tem uso internacional e não significa, necessariamente, que os recursos sejam captados na Europa. São assim denominados porque os primeiros papéis dessa categoria se destinaram ao mercado europeu.



Copyright © 2003 AIEC.