Resumo

A engenharia financeira envolve operações de grande complexidade e diversos tipos de produtos, como financiamentos, empréstimos de curto e de longo prazos e derivativos, para atender a um cliente específico.

O gestor do processo de privatizações é o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A principal moeda do processo de privatizações são os títulos da dívida externa.

Os fundos de Privatização foram criados em março de 1991 e se destinam à aplicação de recursos exclusivamente na aquisição ou subscrição de valores mobiliários ou cotas de emissão de empresas que venham a ser desestatizadas, na forma da Lei n° 8.031/90. Seu objetivo é permitir que agentes econômicos interessados em investir em empresas a serem privatizadas possam ter acesso àquelas ações.

Os eurobônus são títulos de empresas nacionais lançados no exterior para captação de recursos.

Os eurobônus têm basicamente as mesmas características dos demais bônus e são o principal instrumento brasileiro de captação no exterior.

Comercial Papers são títulos de crédito emitido por instituições não financeiras, negociável em mercado secundário e com data de vencimento previamente estabelecida.

A Resolução 63, do Conselho Monetário Nacional, regulou a contratação de empréstimos externos pelas instituições financeiras com carteira comercial ou de investimentos, para repasse às empresas e bancos no país.

Factoring é uma atividade onde uma empresa financeira compra e administra ativos de outra empresa, mediante um deságio sobre o valor de face deste ativo, que pode ser uma duplicata, uma nota promissória, um cheque.



Copyright © 2003 AIEC.