1 - Papel do Banco Central do Brasil

O Banco Central do Brasil tem como missão institucional a estabilidade do poder de compra da moeda e a solidez do sistema financeiro, devendo, nas ações que adota, observar as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional.

De acordo com o artigo 10 da Lei 4.595, compete ao Banco Central do Brasil, entre outras atribuições:


Banco do Brasil


Atribuições:

• emitir moeda-papel e moeda metálica;
• executar os serviços do meio-circulante;
• receber em depósitos os recolhimentos compulsórios e encaixes obrigatórios estabelecidos para as instituições financeiras;
• conceder redesconto às instituições bancárias (instituições que captam depósitos à vista).

Para operacionalização de algumas de suas atribuições, o Banco Central do Brasil oferece às instituições bancárias e aos bancos de investimento contas denominadas Reservas Bancárias, sendo que no caso das instituições bancárias a titularidade de uma conta da espécie tem caráter obrigatório. Cada instituição é titular de uma única conta, centralizada, identificada por um código numérico. No Brasil, por disposição legal, uma instituição bancária não pode manter conta em outra instituição bancária. Por isso, exceto aqueles efetuados em espécie e aqueles que se completam no ambiente de um único banco, todos os pagamentos têm liquidação final nas contas Reservas Bancárias.



Copyright © 2006 AIEC.