A câmara registra também operações com derivativos, realizadas em mercado de balcão, cuja liquidação pode ou não ser garantida conforme opção das partes contratantes. Quando essas operações são garantidas, a câmara também atua como contraparte central. Se não garantidas, as operações são liquidadas diretamente entre as partes contratantes.

São considerados participantes diretos da Câmara de Derivativos os membros de compensação (80 em dez/2004), os bancos liquidantes e as corretoras que atuam na BM&F. Os participantes indiretos são os comitentes, isto é, os clientes finais ou as próprias corretoras quando operando para carteira própria.

No mercado à vista, a entrega da mercadoria ou do ativo está condicionada ao efetivo pagamento, sendo, pois, observado o princípio da entrega contra pagamento. No mercado de derivativos, a câmara faz chamadas de margem diárias, sempre marcando as garantias a preços de mercado e aplicando deságio, maior ou menor conforme o risco de crédito e a liquidez de cada ativo.

O monitoramento do risco observa duas etapas:

• no próprio dia da contratação (D + 0), em tempo real, com base nas posições líquidas dos membros de compensação;
• nos dias seguintes à contratação (D + n, com n > 0), em base bruta, isto é, o risco é gerenciado cliente a cliente.



Copyright © 2006 AIEC.