Conforme o tipo de operação e o horário em que é realizada, a liquidação é em D ou D+1. As operações no mercado primário, envolvendo títulos registrados na Cetip, são geralmente liquidadas com compensação multilateral de obrigações (a Cetip não atua como contraparte central).

Compensação bilateral é utilizada na liquidação das operações com derivativos e compensação bruta em tempo real, nas operações com títulos negociadas no mercado secundário. Entrega conta pagamento (a entrega do ativo e o correspondente pagamento são mutuamente condicionados e ocorrem no mesmo momento) é observada em todas as operações com títulos.

A liquidação financeira final é realizada via Sistema de Transferência de Reservas – STR em contas de liquidação mantidas no Banco Central do Brasil (excluem-se da liquidação via STR as posições bilaterais de participantes que têm conta no mesmo banco liquidante).

Podem participar da Cetip:

Bancos

comerciais

 

multimplos

  

de investimento

    

de desenvolvimento

Sociedades

corretoras de valores

   

distribuidoras de valores

   

corretoras de mercadorias e de contratos futuros

bolsas de

valores

mercadorias e futuros

caixas

econômicas

empresas

de leasing

companhias de seguro

investidores institucionais

pessoas jurídicas não financeiras

incluindo fundos de investimento e sociedades de previdência privada

investidores estrangeiros

outras instituições também autorizadas a operar nos mercados financeiro e de capitais

Os participantes não titulares de conta Reservas Bancárias liquidam suas obrigações por intermédio de instituições que são titulares de contas da espécie. A Cetip conta com cerca de 4.800 participantes (dez/04).



Copyright © 2006 AIEC.