| A negociação
envolvendo carteiras inteiras de clientes pode ser feita de várias
maneiras. As mais usuais envolvem a venda, pura e simples, de um banco para
outro. A outra envolve o acerto entre o banco e a empresa que detém
alguma ingerência sobre a renda dos clientes (um órgão
público e seus funcionários, uma grande indústria e
seus fornecedores). Essa prática já está tão
difundida que alguns bancos já se especializaram em calcular o valor
de uma determinada carteira de clientes a partir da renda média das
pessoas que fazem parte dessa carteira.
Quando um banco compra uma carteira de outro, corre um risco. O cliente, acostumado ao banco que vendeu a carteira, pode não gostar do tratamento que recebe no novo banco, o banco comprador. Isso pode faze-lo migrar para um terceiro banco, salvo quando é obrigado a ficar no banco comprador (por exemplo, quando não existem agências de outros bancos na cidade em que ele mora, além dos bancos comprador e vendedor).
O aumento efetivo das receitas ocorre quando existe um reconhecimento, pela sociedade, da qualidade de atendimento e dos produtos e serviços prestados. |
Copyright
© 2006 AIEC.
|