Para obter esse reconhecimento os bancos precisam adotar algumas técnicas:

a) excelência no atendimento

Eficiência

Resolve com o menor custo.

Eficácia

Atinge o resultado.

 

Efetividade

A solução agrada.
Ou seja, é necessário resolver o problema (eficácia), com o menor custo possível para a organização (eficiência) e de modo a agradar o cliente (efetividade). Para suprir esse preparo existem no mercado vários curso e programas de treinamento, à distância ou presenciais.

b) Competitividade nas tarifas – “Onde você faz suas compras de supermercado, no mais barato ou no mais caro?” Como os produtos são iguais (o arroz “Tio João” é o mesmo, seja comprado num hipermercado, numa pequena rede de bairro ou no armazém da esquina), nossa tendência é comprar onde é mais barato, desde que não haja custos de locomoção: você não gasta R$ 5,00 em combustível para economizar R$ 4,00 no preço de um tanque inteiro.

c) Taxas de juros muito próximas - Atualmente os bancos têm suas agências muito próximas às agências de seus concorrentes. As taxas de juros, nos produtos mais comuns, costumam estar muito próximas, também. Quando o contato é feito via terminais ou via internet, aí a distância importa menos ainda. A saída é fornecer “descontos” no preço dos produtos e serviços. Os bancos fazem isso, de acordo com o grau de interesse, isto é, arentabilidade que o cliente propicia ao banco.



Copyright © 2006 AIEC.