| c) Diversidade
e qualidade nos produtos – “Você prefere comprar
feijão em um mercado que apresenta apenas uma marca, difícil
de cozinhar (muito tempo de cozimento, muita despesa com gás de cozinha),
e cujo pacote apresenta muitos grãos estragados ou comprar em um
mercado que apresenta mais de três marcas, todas de feijões
fáceis de cozinhar, e com um número muito pequeno, quase inexistente
de grãos estragados?” Faltou um detalhe: preço do quilo
de feijão. Se fizermos uma analogia entre a compra de um quilo de
feijão e a compra de um produto ou serviço bancário,
vamos lembrar que o Banco Central já cuidou da uniformização
de preços, ao estabelecer o máximo a ser cobrado nas tarifas.
d) Marketing agressivo ou de manutenção – “Se você precisa atrair muitos clientes para dar sustentabilidade ao seu negócio, seu marketing precisa ser insistente, instigador, agressivo. Se você já possui uma base razoável de cliente, e parte de sua propaganda já é feita “boca-a-boca” pelos seus clientes/usuários, então você precisa apenas de um marketing de manutenção”. Está provado que empresas que nunca fazem propaganda tendem a ser esquecidas, por melhor que sejam, por melhor que atendam, por melhores produtos que possuam. e) Cobrança de uma tarifa fixa - Uma outra saída que os bancos podem utilizar – a cobrança de uma tarifa fixa (uma espécie de mensalidade) pelo uso dos produtos e serviços, até um determinado limite de uso. No uso de produtos e serviços acima desse limite, os clientes voltam a pagar a tarifa normal. Existem, ainda, as receitas oriundas de administração de recursos de terceiros e tarifas de serviços de cobrança. |
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