Os CDC apresentam duas grandes modalidades:

• com direcionamento: o cliente precisa dizer a finalidade. Por exemplo, compra de uma geladeira. O banco libera o dinheiro diretamente na conta do vendedor do produto, e não na conta do cliente. Se for um bem que pode ser vinculado ao banco (um carro, por exemplo), esse bem serve como garantia do empréstimo. O cliente tem o direito de usar o bem, e tem a propriedade, mas essa propriedade não é plena. O bem fica alienado (preso) ao banco e só pode ser vendido pelo cliente após quitar o financiamento;

• sem direcionamento: o cliente usa o dinheiro como quiser, sem prestar contas ao banco pelo uso. Esses empréstimos costumam ter taxas maiores que as do CDC com direcionamento, por não possuírem bens vinculados como garantia.

Para aumentar seu volume de negócios, ou seja, para emprestar mais dinheiro a seus clientes, os bancos criam várias modalidades de CDC, com mudança apenas do nome e tipo de bem vinculado: CDC Veículos, CDC Material Escolar, CDC Décimo-Terceiro etc. Algumas vezes os bancos mudam também as taxas, mas essas mudanças não costumam ser significativas.Para o cálculo do valor das prestações, os bancos usam a Tabela Price.



Copyright © 2006 AIEC.