Observe (item “c”) que no dia D o Banco Alfa foi debitado, em sua conta de reservas. Isso significa que esse dinheiro deveria estar disponível (não aplicado) para haver o pagamento ao Banco Beta.

Estava? Vejamos o que acontece:

• O dinheiro não estava depositado: o Banco Alfa precisou de cobertura de caixa, e utilizou empréstimo interbancário, pagando juros. O Banco recebe juros do cliente e paga juros no interbancário;
• O dinheiro estava depositado: o Banco Alfa não precisou da cobertura de caixa, e não utilizou empréstimo interbancário, portanto não pagou juros. O Banco recebeu juros do cliente e deixou de ganhar juros no interbancário.

Mas, além disso, existe outra situação: o dinheiro estava depositado, mas o cliente não precisou do dinheiro, ou seja, não houve cheques do cliente para debitar na conta garantida. Nesse caso, o Banco Alfa deixou de aplicar o dinheiro no interbancário, com perda total da rentabilidade.

Pensando nessa possibilidade de perda, alguns bancos têm suas contas garantidas na modalidade “com aviso”. Ou seja, para poder sacar contra a conta garantida, o cliente precisa avisar antes. Isso dá ao banco o tempo necessário para adequar seu volume de reservas e suas aplicações no mercado interbancário, sem qualquer tipo de prejuízo.



Copyright © 2006 AIEC.