Quanto às garantias, o projeto pode ser:


non-recourse – baseado só em recursos gerados pelo empreendimento. É um tipo difícil de ser aceito e por isso raramente encontrado no mercado;
limited recourse – baseado num mix de garantias: as do projeto e outras, oriundas de papéis, como caução de ações, hipotecas, letras de créditos, recebíveis etc.);
full-recourse – a mais garantida, com garantias dos recursos do empreendimento, papéis e até mesmo bens dos acionistas e/ou sponsors.

No Project Finance existem ainda os Covenants (compromissos), normalmente exigidos pelo(s) banco(s) financiador(es): pagar o crédito prioritariamente à distribuição de dividendos; aportar o capital de acordo com o cronograma do Plano de Trabalho do Projeto; não conceder empréstimos a terceiros; manter uma proporção de capital próprio de, no mínimo, 30% do projeto; manter caixa suficiente para pagamento dos serviços da dívida, numa proporção mínima de R$ 1,30 para cada R$ 1,00 devido.


Project Finance

Grande financiamento, feito por um banco ou sindicato de bancos, para um grupo de tomadores, que envolve participação de vários segmentos e profissionais de mercado. Há vários tipos de financiamentos correlatos e várias oportunidades de negócios para os bancos que entrarem nessa modalidade.



Copyright © 2006 AIEC.