• Normalmente o custo financeiro é representado pela TJLP (algo em torno de 8% ao ano), ou uma cesta de moedas.
• o spread básico gira em torno de 2% ao ano.
• o spread do agente aproxima-se de 3% ao ano.

Com isso, as taxas anuais desses empréstimos giram em torno de 13% ao ano. Para o nível das taxas de juros brasileiras esse índice é considerado baixo.

São considerados empreendimentos não financiáveis: reestruturação empresarial; empreendimentos imobiliários; motéis, saunas e termas; atividades bancárias e financeiras; comércio de armas; serraria, exploração e comercialização de madeira nativa; produção de ferro-gusa e empreendimentos em mineração que incorporem processo de lavra rudimentar ou garimpo.

São considerados itens não financiáveis: terrenos e benfeitorias existentes; máquinas e equipamentos usados; animais para revenda; formação de pastos em áreas de preservação ambiental; veículos; e capital de giro para exportação, agropecuária e serviços.

O nível de participação varia. São financiáveis até 80% do valor de máquinas e equipamentos, e até 60% do valor dos demais itens.

As garantias são negociáveis entre o banco e o financiado. Como parte da garantia, o FGPC pode ser utilizado e, como complemento, o próprio bem financiado ou o estoque de mercadoria produzida.



Copyright © 2006 AIEC.