Resumo

As operações de atacado caracterizam-se por servir às grandes corporações e ao governo. São empréstimos em que o tomador possui poder de barganha frente ao banco, dado o poderio econômico que representa.

Também são fornecidos valores quando a empresa é credora de carnês ou declarações de dívidas ou contas de consumo (água, luz etc). Nesse caso é feita uma aquisição de recebíveis, na qual o banco compra os papéis da empresa e encarrega-se da cobrança dos mesmos.

Existe ainda o Project Finance, que se destina aos grandes empreendimentos. Geralmente, é feito entre uma associação de investidores e um sindicato de bancos, com participação de vários profissionais e empresas de apoio.

Merece igual destaque a linha de crédito do BNDES, com suas várias modalidades de financiamento, algumas dos quais focadas em problemas regionais ou setoriais. O principal item financiado pelo BNDES sempre é descrito como “máquinas e equipamentos, novos, de fabricação nacional”. Ou seja, o BNDES financia também com intuito de auxiliar o desenvolvimento a indústria nacional.

Existem ainda os fundos constitucionais (FNO, FNE e FCO), que beneficiam vários tipos de empreendimentos.

Finalmente, os empréstimos governamentais, fornecidos a estados e municípios e a órgãos do poder executivo. Focamos o PMAT, por ser o empréstimo mais representativo do setor.



Copyright © 2006 AIEC.