O que significa dizer que um aluno concluiu seu curso com nota média de 7,5 (numa escala de zero a dez), após concluir as 20, 30 ou 40 disciplinas do currículo?

Ou ainda, o que significa dizer, dentro daquela mesma óptica, que uma turma de 45 alunos teve nota média de 6,4 (também em uma escala de zero a dez) em um exame de Estatística?

Por último, como deveríamos entender quando um noticiário da televisão divulga resultado de um recente estudo, de um órgão internacional respeitadíssimo, dizendo que a renda por habitante no ano passado em um determinado país é de US$ 8.900,00 (que nada mais é que uma renda média por habitante)?

Seria razoável supor que todos os valores de uma base de dados (ou pelo menos a maioria deles) são suficientemente próximos do valor médio? Se, "por obra do acaso", metade de uma turma tira nota máxima (dez) em um exame na Faculdade e a outra metade nota mínima (zero), a conclusão é que a nota média é cinco, o que não reflete proximidade dos valores originais com esta média. Claro que este é um caso extremo, mas útil para que despertemos para esta questão do uso indiscriminado de médias.



Copyright © 2003 AIEC..