4 - A Moda

Uma primeira alternativa é a moda, que nada mais é do que o valor que aparece com a maior freqüência (maior número de repetições). Uma base de dados pode ter um ou mais valores repetindo-se um mesmo número de vezes, ou até mesmo não ter nenhum valor com maior incidência que os demais. A classificação fica:


  • quando há apenas uma moda à distribuição unimodal

  • quando há duas modas à distribuição bimodal

  • quando há mais de duas modas à distribuição multimodal

  • quando não há nenhuma moda à distribuição amodal

Distribuição Bimodal
Exemplo das cotações das ações

Representação Gráfica de uma Distribuição Bimodal

Mais uma vez é necessária parcimônia quando da interpretação prática desta medida, pois ela pode induzir equívocos. No exemplo da Companhia C, qual seria a moda?

As cotações de R$ 23,14 e R$ 27,05 aparecem duas vezes, enquanto todas as demais apenas uma vez, logo temos duas modas que são estes dois valores. Dizer que a moda, por ser o valor que mais aparece, representa/descreve o grupo pode estar longe de ser verdade, como é o caso que acaba de ser mostrado, pois cada um dos valores que mais aparece representa menos de 10% da base de dados, assim o "poder" da moda como medida representativa do grupo aumenta à medida que ela corresponda a um percentual expressivo do total de dados (o mesmo valendo caso haja mais de uma moda).



Copyright © 2003 AIEC..