| Poderemos ainda calcular a freqüência relativa de cada classe simplesmente dividindo-se o número de dados pertencentes a cada classe pela quantidade total de dados. Para isto o procedimento usual é se ampliar a tabela com mais uma coluna para o dimensionamento desses valores. Assim ficamos com a seguinte tabela:
Assim conseguimos representar nossa base de dados com 36 elementos através de uma distribuição de classes, ou seja, em dados agrupados. Com estes dados conseguimos perceber de maneira mais clara como anda a distribuição de nossos dados. Podemos dizer, por exemplo, que 17% dos alunos têm estatura ente 1,76 e 1,80. Ou ainda que 36% dos alunos tem altura compreendida entre 1,60 e 1,68, acumulando-se as duas primeiras classes. Quando se tem a distribuição original dos dados, qualquer análise estatística tem que partir dos mesmos. Em alguns casos, quando não possuímos os dados originais, mas somente os dados em distribuição de classes, poderemos calcular as medidas estatísticas a partir deste conjunto de dados agrupados. Veremos a seguir os procedimentos para tal análise. |
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