2 - Média, Heterogeneidade e Discrepância

Anteriormente foi apresentada a análise descritiva para dados não agrupados e chamamos sua atenção para o fato de que as idéias vinculadas a cada uma das medidas continuariam válidas com dados agrupados. O que vai mudar de forma substancial é a forma inicial de apresentação dos dados e alguns ajustes que se farão necessários para obtenção das medidas descritivas.

Consideremos então o seguinte exemplo:

Uma empresa varejista idealiza desenvolver uma campanha de fidelização e para isto levanta um conjunto de dados de seus arquivos referentes às vendas dos últimos três meses, para que possa fazer um "mapeamento" dos valores gastos pelos clientes. O resultado do levantamento está apresentado, resumidamente, abaixo.

Valores Gastos (R$)
Quantidade de Clientes
[10,00 ; 20,00[
350
[20,00 ; 30,00[
725
[30,00 ; 40,00[
1290
[40,00 ; 50,00[
875
[50,00 ; 60,00[
235
[60,00 ; 70,00[
450
[70,00 ; 80,00[
280
[80,00 ; 90,00[
340
[90,00 ; 100,00[
655
[100,00 ; 117,00[
530
[117,00 ; 120,00[
370
[120,00 ; 130,00]
120
TOTAL
6220

Vamos admitir que o "mapeamento" desejado passe inicialmente por uma análise descritiva, como uma primeira abordagem exploratória do conjunto de dados. Convém lembrar que, muito possivelmente, o "dono" dos dados teria dificuldade de propor um caminho para sua análise, que posteriormente estará sustentando algum plano de ação voltado para fidelização de clientes.



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