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2 - Média, Heterogeneidade e Discrepância Anteriormente foi apresentada a análise descritiva para dados não agrupados e chamamos sua atenção para o fato de que as idéias vinculadas a cada uma das medidas continuariam válidas com dados agrupados. O que vai mudar de forma substancial é a forma inicial de apresentação dos dados e alguns ajustes que se farão necessários para obtenção das medidas descritivas. Consideremos então o seguinte exemplo: Uma empresa varejista idealiza desenvolver uma campanha de fidelização e para isto levanta um conjunto de dados de seus arquivos referentes às vendas dos últimos três meses, para que possa fazer um "mapeamento" dos valores gastos pelos clientes. O resultado do levantamento está apresentado, resumidamente, abaixo.
Vamos admitir que o "mapeamento" desejado passe inicialmente por uma análise descritiva, como uma primeira abordagem exploratória do conjunto de dados. Convém lembrar que, muito possivelmente, o "dono" dos dados teria dificuldade de propor um caminho para sua análise, que posteriormente estará sustentando algum plano de ação voltado para fidelização de clientes. |
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