O primeiro passo subsequente é determinar o ponto médio de cada intervalo, considerando, pelos argumentos já apresentados, que este será o ponto que melhor representará (mais se aproximará) o conjunto de dados do respectivo intervalo. Assim:

Valores Gastos (R$)
Pontos Médios
Quantidade de Clientes
[10,00 ; 20,00[
15,00
350
[20,00 ; 30,00[
25,00
725
[30,00 ; 40,00[
35,00
1290
[40,00 ; 50,00[
45,00
875
[50,00 ; 60,00[
55,00
235
[60,00 ; 70,00[
65,00
450
[70,00 ; 80,00[
75,00
280
[80,00 ; 90,00[
85,00
340
[90,00 ; 100,00[
95,00
655
[100,00 ; 117,00[
105,00
530
[117,00 ; 120,00[
115,00
370
[120,00 ; 130,00]
125,00
120
TOTAL
-------
6220

O fato dos limites inferiores e/ou superiores estarem incluídos ou excluídos não compromete a determinação do ponto médio, tolerando-se uma aproximação como a adotada aqui.



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