Valores Gastos (R$)
Pontos Médios
Quantidade de Clientes
Quantidade Acumulada
[10,00 ; 20,00[
15,00
350
350
[20,00 ; 30,00[
25,00
725
1075
[30,00 ; 40,00[
35,00
1290
2365
[40,00 ; 50,00[
45,00
875
3240
[50,00 ; 60,00[
55,00
235
3475
[60,00 ; 70,00[
65,00
450
3925
[70,00 ; 80,00[
75,00
280
4205
[80,00 ; 90,00[
85,00
340
4545
[90,00 ; 100,00[
95,00
655
5200
[100,00 ; 117,00[
105,00
530
5730
[117,00 ; 120,00[
115,00
370
6100
[120,00 ; 130,00]
125,00
120
6220
TOTAL
-------
6220
-------

Pode-se constatar que 350 clientes gastam menos de R$ 20,00, 1075 clientes gastam menos de R$ 30,00, 2365 clientes gastam menos de R$ 40,00 e 3240 clientes gastam menos de R$ 50,00. Assim, a posição correspondente ao "cliente de número 3117" está na classe [40,00;50,00[. Mas qual seria o valor exato entre 40 e 50 reais que deveria estar associado a esta posição?


Esquematicamente:


A posição já sabemos que é a de número 3117, situada entre R$ 40,00 e R$ 50,00, e como até R$ 40,00 encontram-se 2365 clientes, para se chegar à posição 3117 são necessários mais 745 clientes (= 3117 - 2365). Como existe a premissa que os valores estejam distribuídos uniformemente em cada intervalo, estes 745 correspondem a 85,14% do intervalo de 40 a 50 reais, porque:


Lembrando que 875 é a frequência da classe de 40 a 50 reais.



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