O polígono de freqüências é traçado tomando-se os pontos médios/centrais de cada coluna do histograma (em sua parte superior) e unindo-os com segmentos de reta: o da primeira classe une-se ao da segunda, que une-se ao da terceira e assim sucessivamente. Para que este polígono toque o eixo horizontal, arbitram-se duas classes hipotéticas (uma à esquerda da menor e outra à direita da maior) com a mesma amplitude encontrada nas classes existentes (lembre-se do que já foi comentado anteriormente que é desejável que as classes tenham a mesma amplitude). Caso as amplitudes sejam diferentes, devem ser tomadas as amplitudes da primeira e última classes. Nestas novas duas classes hipotéticas, marcam-se os pontos médios, os quais devem ser unidos por segmentos de reta ao gráfico já traçado (em seus pontos inicial e final).

Utilizando a terceira planilha do mesmo arquivo no qual já se está trabalhando, chega-se ao seguinte polígono de freqüências (traçado em vermelho):

Os segmentos de reta em vermelho foram traçados com o recurso disponível na barra de ferramentas exibida na parte de baixo do video ("Desenho"), no ícone correspondente à opção "Linha", que fica entre os ícones de "AutoFormas" e "Seta".



Copyright © 2003 AIEC..