Esta é uma situação que envolve a análise de duas variáveis simultaneamente (o comportamento conjunto de duas variáveis, sendo que ambas são qualitativas nominais: região geográfica e preferência por uma revista). Aqui podemos estabelecer duas hipóteses que devem ser avaliadas:


H0: a preferência por uma revista independe da região de residência do leitor (as variáveis estudadas são independentes ou não relacionadas);

H1: a preferência por uma revista está associada/relacionada à região de residência do leitor (as variáveis são dependentes).

O primeiro passo é ter uma idéia dos percentuais associados à realidade apresentada, uma vez que as freqüências absolutas, tais como foram lançadas, podem induzir uma visão equivocada do que de fato está acontecendo.

Para tanto é importante estabelecer com clareza que, caso haja relacionamento/associação entre as variáveis em questão, a preferência estaria sendo impactada pela região de residência do leitor e não o contrário. Também é muito importante deixar suficientemente claro que em nenhum momento está sendo insinuado que uma das hipóteses está vinculada à não existência de uma preferência bem caracterizada por alguma das revistas. O que está em questão é se o perfil de preferência nas três regiões geográficas pode ser considerado aproximadamente o mesmo (o que caracteriza um quadro de não relacionamento, contemplado pela hipótese H0, ou se há padrões de preferência distintos para as regiões investigadas.



Copyright © 2003 AIEC..