1 - Primeiras Idéias

Todos nós já lidamos direta ou indiretamente com probabilidades, o que fica muito evidente para aqueles que semanalmente apostam em uma (ou mais) das loterias federais e estaduais. Também é particularmente claro para aqueles que fazem seguro de seus automóveis, residências ou seguro saúde, pois em todas estas situações está envolvida a chance de algum acontecimento (bom ou não) ocorrer.

Na história recente do nosso país, foi possível conviver com uma busca das empresas por instalação ou aluguel de geradores de energia, uma vez ,que se já era desconfortável conviver com o risco de falta de energia elétrica, muito pior seria não ter um plano B para supri-la. O que não dizer, ainda, de fenômenos meteorológicos, cuja possibilidade de ocorrência tem sido antecipada e permitido chance de defesa para grandes grupos de pessoas?

Segundo a Dra. Ann van Ackere, professora associada de Ciências da Decisão na London Business School, "desde jogar cara ou coroa até sondagens de opinião pública, a probabilidade e as distribuições estão no âmago da análise estatística".

Podemos entender probabilidade, de um ponto de vista simplificado e aplicado, como a chance de ocorrência.

Alguns termos aparecem com muita freqüência quando tratamos temas para os quais probabilidade(s) deve(m) se fazer presente(s). Eles serão, então, apresentados a seguir de forma sintética e serão exemplificados.



Copyright © 2003 AIEC..