As teorias cibernéticas foram desenvolvidas, principalmente, numa série de reuniões históricas na cidade de Nova Iorque, conhecidas como Conferências Macy. Esses cientistas, um grupo particular de pessoas altamente criativas, se empenhavam em longos debates multidisciplinares para explorar novas idéias e novos modos de pensar. Havia basicamente dois núcleos: o de matemáticos, engenheiros e neurocientistas e o dos oriundos das ciências sociais, como Gregory Bateson e Margaret Mead. No entanto, desde o primeiro encontro, foram realizados grandes esforços no sentido de transpor as lacunas existentes entre os dois núcleos.

O outro centro de atenções era John von Newmann, um gênio matemático que escreveu um tratado clássico sobre teoria quântica, tendo sido o criador da teoria dos jogos, tornando-se mundialmente famoso como o inventor do computador digital. Além de uma poderosa memória, sua mente trabalhava tão rápido e entendia instantaneamente e tão completamente a essência de um problema matemático ou prático, que nenhuma discussão posterior era necessária.

Newmann e Wiener tinham muito em comum, inclusive dormirem com lápis e papel perto de suas camas para utilizarem o imaginário do inconsciente em seus trabalhos. No entanto, no plano político, mantinham posições altamente antagônicas. Enquanto Newmann permaneceu como consultor militar ao longo de toda a sua carreira, Wiener, depois da primeira conferência, escreveu em 1946: “Não espero publicar nenhum futuro trabalho meu que possa causar prejuízos nas mãos de militares irresponsáveis”.



Copyright © 2004 AIEC.