Capra afirma que Wiener teve uma forte influência sobre Gregory Bateson. A mente deste último, como a de Wiener, passeava livremente por entre as disciplinas, desafiando as suposições básicas e os métodos de várias ciências e procurando por padrões gerais e convincentes. Bateson, um biólogo com conhecimentos de Antropologia, Epistemologia, Psiquiatria, entre outros, foi um pioneiro na aplicação do pensamento sistêmico na terapia de família, desenvolvendo um modelo cibernético do alcoolismo e a teoria da dupla ligação da esquizofrenia, com enorme repercussão entre os psiquiatras.

Nas conferências, foram debatidas muitas idéias, principalmente, acerca dos computadores digitais (que ainda não haviam sido construídos) e a analogia de seu funcionamento com o funcionamento do cérebro. Wiener foi responsável pela concepção central da idéia de retroalimentação (feedback) e do conceito de ciclos causais, que deram origem, anos depois, à Dinâmica de Sistemas desenvolvida por Jay Forrester.

A retroalimentação, nas palavras de Wiener, “é o controle de uma máquina com base em seu desempenho efetivo, e não com base em seu desempenho previsto”. Capra amplia o conceito, afirmando que “a retroalimentação passou a significar o transporte de informações presentes nas proximidades do resultado de qualquer processo, ou atividade, de volta a sua fonte”.

Foi a descoberta da retroalimentação como um padrão geral da vida, aplicável a organismos e às Ciências Sociais, uma das maiores contribuições da cibernética. Ciclos de retroalimentação são padrões abstratos de relações embutidos em estruturas físicas ou nas atividades dos organismos vivos, uma definição de importância crucial na teoria contemporânea dos sistemas.



Copyright © 2004 AIEC.