| Pensadores
Sistêmicos devem desenvolver uma visão crítica de todo
o sistema social e, entre eles, das magatecnologias de informação
que estão dominando as sociedades industrializadas
de todo o mundo, tornando-se rapidamente autônomas e totalitárias,
redefinindo concepções básicas de vida e eliminando
visões de mundo alternativas. Além disso, o uso excessivo
dos computadores tem levado ao empobrecimento espiritual e à perda
de diversidade cultural.
Pensar sistemicamente sobre as tecnologias de informação
não é, evidentemente tomar uma posição neo-ludista,
mas ter uma visão ampliada dos modelos econômicos e sociais
de desenvolvimento que desejamos ter, e de nosso compromisso para com
as gerações futuras.

As tecnologias
trouxeram, inegavelmente, grande progresso para a humanidade. O que se
discute é o seu uso, como, por exemplo, na educação.
Por trás de toda uma revolução informacional –
consagrada e apoiada – de utilização de computadores
nas escolas, está a poderosa indústria
de computadores e aplicativos, que incentiva o uso de computadores
até no jardim-de-infância.
Como
bem afirma o professor Carlos Seabra em seu artigo, “Uma
nova educação para uma nova era”, identificando
o que seja, realmente, o uso de tecnologia:
“Tecnologia educacional é, por exemplo, usar uma
lata de água, um pedaço de madeira e uma pedra para
explicar a flutuação dos corpos; apertar a tecla
de um vídeo sobre o assunto e deixar os alunos assistirem
passivamente, em contrapartida, nada tem de tecnologia”.
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