O mito de Ísis e Osíris - Segundo a mitologia egípcia, Rá, o deus-sol, castiga Nut a senhora dos céus, impedindo-a de procriar em qualquer ano, porque esta estivera em companhia de Geb, a terra. Um outro deus, Thot, apaixonado por Nut, ganha, em um jogo com a lua, 5 dias que acrescenta aos 360 dias já existentes do ano, permitindo que Nut pudesse dar a luz. Nascem 5 filhos em 5 dias consecutivos: Osíris, Hórus (o velho), Seth, Ísis e Néftis. Seth casa-se com Néftis e Osíris com Ísis.

Osíris e Ísis reinam sobre o Egito. Osíris ensina aos homens a arte da agricultura, dos metais e das armas. Ensina-os a construírem cidades e estes interrompem a vida nômade. Ísis, irmã e esposa de Osíris, curava as doenças e expulsava os maus espíritos. Também fundou a família e ensinou os homens a fazer pão.

Seth, desejando apropriar-se do trono de Osíris, consegue prendê-lo em uma arca e lança-o ao rio Nilo. Depois de muito procurar, Ísis encontra a arca em Biblos, na Síria, e, ao abri-la, descobre que Osíris está morto. Desesperada, tenta recuperar-lhe a vida através da magia. Transforma-se em um falcão e agita as asas sobre seu corpo, para restituir-lhe o sopro da vida. Por um breve momento, Osíris retorna à vida e fecunda Ísis. Posteriormente, Ísis dará a luz a Hórus, destinado a ser divindade suprema que protege os egípcios. Ela volta ao seu país e esconde a arca nos pântanos, mas Seth a descobre e, furioso, despedaça o corpo de Osíris em quatorze partes, que espalha por todo o Egito. Ísis sai novamente em busca do marido, a quem consegue restituir o corpo, com exceção do falo que, lançado no rio Nilo, fora devorado por um peixe. Em substituição, constrói um de ouro, para que o corpo de Osíris fique novamente completo.



Copyright © 2004 AIEC.