Francis Bacon (1561-1626) aproximar-se-á bastante da idéia do esquartejamento promovido por Seth, ao propor que se deve “extrair da natureza, sob tortura, todos os seus segredos”. Mas, quem irá levar a cabo o processo científico será René Descartes (1596 - 1650) e Isaac Newton (1642-1727).

O primeiro mediante uma visão filosófica e o segundo pela completa formulação matemática da concepção mecanicista da natureza. Descartes concebe um método de investigação dos fenômenos naturais baseado na análise, isto é, na decomposição dos problemas em suas partes componentes, ordenando-as logicamente. Tratou-se, sem dúvida, de uma grande contribuição para o conhecimento humano, mas a ênfase em sua adoção como única visão de mundo dará lugar ao processo de fragmentação disciplinar da Ciência, pelo abandono da visão do todo, das inter-relações entre as partes que compõem o todo e das relações das partes com o todo.

Há um deslocamento profundo da visão orgânica para uma concepção mecanicista generalizada, na qual plantas, animais e o ser humano passam a ser considerados como máquinas. O próprio Descartes irá realizar a comparação do homem a um relógio. Um homem doente seria um relógio mal fabricado, enquanto que um sadio remeteria à idéia de um relógio perfeito.



Copyright © 2004 AIEC.