Por conseguinte, a interdisciplinaridade é o objeto de consideração de todos que vêem na fragmentação das disciplinas científicas um esfacelamento dos horizontes do saber.

A interdisciplinaridade, portanto, configura-se como um tríplice protesto: contra um saber fragmentado; contra a esquizofrenia intelectual entre uma universidade – cada vez mais compartimentada – e a sociedade, em sua realidade dinâmica; contra o conformismo das situações adquiridas e das idéias recebidas ou impostas.


“TRANSDISCIPLINARIDADE – coordenação de todas as disciplinas e interdisciplinas do sistema de ensino inovado, sobre a base de uma axiomática geral”.

Para se falar de interdisciplinaridade deve-se falar de interação de disciplinas. O termo “disciplina” é entendido, hoje, como sinônimo de “ciência”. Assim, a “disciplinaridade” significa a exploração científica especializada de determinado domínio homogêneo de estudo.

O projeto interdisciplinar, segundo Hilton Japiassu, deve ser buscado na complexidade dos problemas para se chegar ao conhecimento humano, se não em sua integridade, pelo menos numa perspectiva de “convergência” de nossos conhecimentos parcelares.



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